SEEC RN: Publicado o resultado preliminar da prova discursiva

Logo SEEC RN

Compartilhe:

Navegue pelo conteúdo

A Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte e a FGV, em conformidade com as disposições estabelecidas no Edital nº 001/2024, publicado no Diário Oficial do Estado em 15 de outubro de 2024, torna público o Resultado Preliminar da Prova Discursiva, confira aqui.

Os candidatos que desejarem interpor recurso contra este resultado poderão fazê-lo no período de 03 a 04 de abril de 2025, sendo esses dois dias úteis destinados exclusivamente para a formalização da contestação. Fique atento aos prazos e à documentação necessária para garantir o direito à revisão de sua avaliação.

Se prefere contratar um recurso profissional, conte com a ReCurso Oficial.


A importância da etapa discursiva no concurso SEEC RN

A prova discursiva é uma das fases mais exigentes do concurso público. Mais do que avaliar o conhecimento teórico do candidato, ela exige capacidade de argumentação, domínio da norma culta, articulação lógica de ideias e, sobretudo, habilidade para interpretar o que a banca solicita.

No caso do concurso SEEC RN, a etapa discursiva teve caráter eliminatório e classificatório, sendo aplicada no mesmo dia da prova objetiva. De acordo com o edital, a correção da prova discursiva está condicionada à nota mínima na prova objetiva e à classificação dentro do número de candidatos preestabelecidos para correção, conforme o quantitativo de vagas por cargo e Diretoria Regional de Educação (DIREC).

A nota obtida nesta etapa pode definir o futuro do candidato no certame. Inclusive, em muitos concursos organizados pela FGV, é na discursiva que ocorrem os maiores saltos (e quedas) de classificação, especialmente após a fase recursal.


O que será divulgado no resultado preliminar de 26/03?

A divulgação será feita no site da FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos/seec.rn24), área do candidato. Estarão disponíveis:

  • Nota atribuída à prova discursiva, com detalhamento dos critérios avaliados;
  • Espelho de correção, onde o candidato poderá verificar item a item o que foi ou não pontuado;
  • Situação preliminar do candidato (classificado ou eliminado);
  • Instruções sobre o prazo e o procedimento de interposição de recursos.

É fundamental que o candidato acesse o sistema assim que o resultado for publicado e salve uma cópia do espelho para análise detalhada.


Como interpretar o espelho de correção da FGV?

O espelho de correção é a chave para entender como a banca avaliou sua resposta. Ele traz os critérios que compõem a pontuação e o quanto o candidato conseguiu atingir em cada um deles. Geralmente, estão divididos em três grandes grupos:

  1. Compreensão e abordagem do tema: se o candidato entendeu corretamente o que foi pedido e abordou os pontos principais.
  2. Estrutura textual e desenvolvimento argumentativo: se o texto apresentou introdução, desenvolvimento e conclusão, com coesão e coerência.
  3. Domínio da norma-padrão da língua portuguesa: ortografia, concordância, regência, pontuação, etc.

Cada critério é pontuado com base em uma escala própria e há margem para subjetividade, o que reforça a importância de analisar criteriosamente os pontos perdidos e avaliar a possibilidade de recurso.


Recurso contra a prova discursiva: quando e como apresentar

De acordo com o edital, o prazo para interposição de recursos será de dois dias úteis contados a partir da publicação do resultado, ou seja, 26 e 27 de março de 2025.

O recurso deve ser protocolado por meio do sistema da FGV, exclusivamente no ambiente do candidato. A banca exige que o recurso:

  • Seja redigido de forma técnica, objetiva e respeitosa;
  • Apresente argumentação clara sobre os pontos que o candidato acredita ter cumprido, mas que não foram devidamente pontuados;
  • Não contenha linguagem desrespeitosa, ofensiva ou genérica (recursos com esse perfil serão indeferidos sumariamente).

Um bom recurso pode alterar o destino do candidato. Dados de concursos anteriores mostram que grande parte dos recursos em provas discursivas resultam em aumento de nota, sendo comum, inclusive, a mudança de status de “eliminado” para “classificado”.


Dicas práticas para elaborar um recurso eficaz

Se você acredita que houve erro na correção da sua prova discursiva, siga estas orientações:

  1. Compare o que foi pedido no enunciado com o que você escreveu. Ressalte trechos do seu texto que, na sua avaliação, atendem ao que foi cobrado, mas não foram pontuados.
  2. Cite o critério do espelho que não foi atribuído, mas deveria. Seja técnico e preciso.
  3. Evite usar frases genéricas como “minha redação estava boa” ou “merecia mais nota”. O recurso precisa demonstrar domínio técnico do conteúdo.
  4. Mantenha o tom respeitoso e formal. A banca analisa muitos recursos; ser claro e educado é um diferencial.
  5. Consulte especialistas, se necessário, especialmente se o conteúdo envolver áreas específicas do magistério ou legislação educacional. A ReCurso Oficial tem diversos especialistas nas mais diversas áreas de atuação, os mesmos poderão avaliar sua prova para analisar a viabilidade do seu recurso.

E depois do recurso? Quais os próximos passos?

Após a análise dos recursos, será divulgado o resultado definitivo da prova discursiva, seguido da convocação para as próximas etapas:

  • Avaliação de Títulos, com envio de documentação e pontuação conforme critérios objetivos;
  • Perícia Médica, para candidatos com deficiência;
  • Heteroidentificação, para candidatos autodeclarados negros, conforme a Lei Estadual nº 11.015/2021.

A expectativa é que o resultado final do concurso SEEC RN seja homologado ainda no primeiro semestre de 2025, com validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.


O que diferencia os aprovados dos demais?

Em concursos concorridos como o da SEEC RN, a diferença entre ser aprovado ou não muitas vezes está em detalhes. Uma vírgula no lugar certo. Um parágrafo bem estruturado. Um recurso bem fundamentado.

Neste momento em que o resultado preliminar da prova discursiva será publicado, o mais importante é manter a serenidade, analisar com critério e agir com estratégia. Aqueles que revisam, questionam com fundamento e não desistem têm chances reais de conquistar a tão sonhada nomeação.

Compartilhe: